Edição deste ano ocorre de 8 a 26 de outubro e contará com 8 pontos de venda
A Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, anunciou mudanças na forma de selecionar as cervejarias que irão comercializar seus rótulos nas próximas edições da Oktoberfest. Serão oito pontos de venda, istrados por empresas que serão selecionadas por meio de edital de licitação. O novo processo foi encaminhado pelo Município nesta quarta-feira (21).
De acordo com a Prefeitura, para a edição deste ano, que ocorre de 8 a 26 de outubro, o edital aceitará exclusivamente empresas sediadas em Blumenau. O objetivo é reforçar o posicionamento da cidade como Capital Brasileira da Cerveja.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Além disso, o novo formato determina que sete pontos de venda sejam destinados a cervejarias com capacidade de produção de 25 mil a 416 mil litros de chope por mês, e um reservado para microcervejarias com produção mensal inferior a 25 mil litros. As cinco primeiras colocadas poderão participar de até quatro edições da Oktoberfest. Já as outras duas cervejarias e a microcervejaria vencedoras participarão de duas edições.
Outra novidade, de acordo com o diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, é que cada empresa vencedora poderá incluir um rótulo convidado no próprio ponto de venda, desde que seja uma cerveja especial ou superespecial produzida dentro do Vale da Cerveja. “Essa abertura fortalece a conexão regional, valoriza a diversidade da produção artesanal e enriquece ainda mais a experiência do público”, explica Guenther.
Antes de ser lançado oficialmente ao mercado, a minuta do edital ainda precisar ser elaborada e ar pelo parecer jurídico. Enquanto isso, o novo modelo de seleção já foi cadastrado junto ao setor de compras da Prefeitura.
Capital Brasileira da Cerveja
O secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Ulysses Kreutzfeld, afirma que a medida é estratégica e simbólica. “Ao priorizarmos as cervejarias de Blumenau, estamos fortalecendo o título que recebemos em 2017, pela Lei Federal 13.418/2017, de Capital Brasileira da Cerveja. Por isso, essa não é apenas uma marca, mas um reconhecimento da força do nosso setor, da qualidade da produção local e do protagonismo que Blumenau exerce no cenário cervejeiro nacional.”
O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), também destaca os impactos positivos da iniciativa. “Essa iniciativa faz parte de uma estratégia de governo para consolidar e difundir ainda mais a marca de Blumenau como Capital Brasileira da Cerveja. Valorizar o produto local é fortalecer nossa identidade cultural, movimentar a economia e posicionar a cidade com ainda mais força no cenário nacional do turismo e da cultura cervejeira”.
Delegado-Geral da PCSC entra em confronto com criminosos em morro de Florianópolis
Abordagem mobiliza operação das forças de segurança no local
O Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, envolveu-se em um confronto com criminosos no Morro do Horácio, na região central de Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (21). Segundo a assessoria da PCSC, ninguém se feriu.