28 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Educação

Luciane Ceretta é empossada como Secretária de Estado da Educação

Ex-presidente da Acafe e ex-reitora da Unesc tem mais de 30 anos de experiência na área da educação

Na manhã desta segunda-feira (26), Luciane Ceretta foi empossada como Secretária de Estado da Educação. O evento ocorreu no Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice Marilisa Boehm e do ex-secretário da pasta, Aristides Cimadon, que pediu exoneração do cargo no início deste mês. Ela deixa os cargos de reitora da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e de presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

No discurso de posse, Luciane disse que irá manter a mesma linha de trabalho de Cimadon, focando na melhoria do programa Universidade Gratuita, na infraestrutura de todas as unidades escolares estaduais e nos índices de educação em Santa Catarina.

“Estou sucedendo esse mestre que é o professor Cimadon e por isso faço questão de destacar tudo que ele já fez pela nossa educação. Vou dar continuidade aos projetos que estão dando certo e em andamento em Santa Catarina com a missão de aprimorar o programa Universidade Gratuita, além da melhoria nas estruturas físicas das nossas escolas da rede estadual de ensino. Abraço essa causa com muito alegria e podem ter certeza que prometo me dedicar inteiramente pela educação catarinense”, disse a secretária Ceretta.

Mais de 30 anos na área da educação

A nova secretária da educação de Santa Catarina possui um extenso currículo, com mais de 30 anos na área da educação. Ela é graduada em Enfermagem e istração, mestre em Enfermagem pela UFSC, doutora em Ciências da Saúde pela Unesc e detentora de quatro MBAs (Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos), além de oito especializações – quatro em saúde e quatro em educação – e uma recente pós-graduação em Educação em Saúde pela FMUSP.

Atualmente, também é conselheira Estadual de Educação de Santa Catarina, conselheira Nacional de Educação na Câmara de Educação Superior e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Além disso, tem mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, quase 30 livros e cerca de 20 produtos tecnológicos sobre educação e saúde.

Ceretta tem participação ativa nas comissões do Conselho Nacional, onde estão sendo discutidos temas relevantes como: formação continuada de professores, trilhas formativas para o ensino médio, diretrizes para o ensino técnico profissionalizante e novos formatos avaliativos para a educação básica no Brasil.

           

             

Figueirense visita o Guarani com moral e vestiário “incendiado”

Furacão busca a segunda vitória consecutiva na série C; equipe busca quebrar um tabu de quase um ano sem vencer fora de Florianópolis

Nesta segunda-feira (26), o Figueirense entra em campo pela sétima rodada da série C do Campeonato Brasileiro. Por conta dos resultados da rodada até o momento, a equipe voltou para a zona de rebaixamento. Apesar disso, o clima dentro do vestiário é de otimismo, visto que o alvinegro vem de vitória, a primeira na competição, por 2×0 contra o Ituano, time que luta na parte de cima da tabela. Este jogo, inclusive, está sendo usado como base para o jogo Guarani, principalmente a parte mental e a disposição que os atletas demonstraram.

Continue lendo